MENU

Quanto mais cedo melhor Pais e Bebés

QUANTO MAIS CEDO, MELHOR – PAIS E BEBÉS

A missão do projeto “Quanto Mais Cedo Melhor: Pais e Bebés” centra-se no apoio da saúde mental perinatal e a parentalidade nos primeiros anos de vida da criança. Este projeto surge do apoio e iniciativa “Growing Minds” da Fundação Calouste Gulbenkian, reconhecendo a importância de uma boa relação de vinculação entre o bebé e as suas figuras de vinculação, bem como a saúde mental dos pais, como fatores cruciais na prevenção de futuros problemas psicológicos e relacionais.

O projeto organiza-se através da implementação de 3 grupos:

  • Grupo de Suporte à saúde mental e emocional na gravidez (12 sessões)
  • Grupo de Suporte à saúde mental e emocional no pós-parto (12 sessões)
  • Grupo de Parentalidade “Anos Incríveis”, destinado a pais e cuidadores de crianças dos 2 aos 6 anos (Incredible Years – Carolyn Webster-Stratton) (14 sessões)

Embora os três grupos sejam independentes, todos abordam diferentes fases e desafios do ciclo de parentalidade, complementando-se. Esta abordagem integrada permite que possamos dar resposta a necessidades que se relacionam entre si e que podem prevenir problemas emocionais e de saúde mental nas fases seguintes.

O projeto tem a duração de 3 anos e será implementado até dezembro de 2026, com a intenção de decorrerem 2 edições de cada grupo por ano.

Para obter mais informações sobre as diversas soluções apresentadas, contacte-nos para o e-mail geral@encontrarse.pt ou para o número +351 935 592 507.

Também se pode inscrever em qualquer uma das actividades no formulário de inscrição.