Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental
A Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Saúde Mental, com o objetivo de promover uma oportunidade anual para aumentar o conhecimento público sobre saúde mental.
Desde 2006, a ENCONTRAR+SE tem vindo a desenvolver anualmente um programa de actividades que marquem esta data. Os diferentes programas anuais têm vindo a ser organizados em parceria com diversas instituições, das quais destacamos a World Federation for Mental Health, a EUFAMI, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e a Universidade Católica Portuguesa.
As atividades desenvolvidas podem ser consultadas de seguida:
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2016
DIGNIDADE NA SAÚDE MENTAL
Mantendo um foco especial no tema proposto pela World Federation for Mental Health (WFMH) para o Dia Mundial da Saúde Mental de 2016 – “Dignity in Mental Health – Psychological & Mental Health First Aid for All”, o programa científico desenvolvido para os dias 25 e 26 de novembro versou sobre algumas das áreas em que o trabalho da ENCONTRAR+SE se destacou ao longo de uma década de trabalho.
No dia 25 de novembro, o programa da manhã, contou com a presença de Poppy Jaman, CEO Mental Health First Aid, England (UK) e moderação de Miguel Roberto Jorge, Chairperson of the Socio-Medical Affairs Committee (Brazil), World Medical Association na conferência inaugural. Adicionalmente decorreu um painel no qual se procurou trazer “Diferentes olhares sobre a dignidade em saúde mental” e que juntou Gabriel Ivbijaro, Presidente da World Federation for Mental Health (WFMH), Yoram Cohen, Presidente da Global Alliance of Mental Illness Advocacy Networks-Europe (GAMIAN-Europe) e Miia Männikkö, Presidente da European Federation of Associations of Families of People with Mental Illness (EUFAMI); com moderação de Joaquina Castelão, Presidente da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental e António Marques, Comissão Executiva da Rede de Apoio à Reabilitação Psicossocial da Área Metropolitana do Porto/ Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto. O segundo painel, sobre “Áreas prioritárias na intervenção”, juntou o grupo Vozes de Esperança e Cecília Villares, Rede de Apoio à Reabilitação Psicossocial da Área Metropolitana do Porto/ Universidade Federal de São Paulo (São Paulo, Brasil); Alice Medalia, Director of Psychiatric Rehabilitation Services, Department of Psychiatry Columbia University College of Physicians & Surgeons (EUA); Ricardo Guinea, Executive President World Association for Psychosocial Rehabilitation e Volker Roder, University Hospital of Psychiatry, Bern (Switzerland), com moderação de Patt Franciosi, Vice-Presidente (América do Norte), World Federation for Mental Health – Coordenadora do Dia Mundial da Saúde Mental, World Federation for Mental Health. Estima-se que o ciclo de conferências tenha contado com a participação de cerca de 150 pessoas, tendo assumido como objetivo central permitir aos profissionais de saúde mental uma oportunidade de discutir questões fundamentais que podem fazer a diferença no seu trabalho diário no sentido de promover a dignidade em saúde mental.
O programa da tarde procurou constituir-se como uma oportunidade de atualização em práticas inovadoras, mediante realização de 2 workshops, um deles com Alice Medalia, Director of Psychiatric Rehabilitation Services, Department of Psychiatry Columbia University College of Physicians & Surgeons (EUA) sobre Cognitive deficits in psychiatric problems. Why a priority for recovery?, e o outro com Volker Roder, University Hospital of Psychiatry, Bern – Switzerland sobre o INT – Integrated Neurocognitive Therapy for Schizophrenia Patients.
Decorreu, ainda, uma sessão de trabalho, iniciativa da ENCONTRAR+SE, Rede de Apoio à Reabilitação Psicossocial da Área Metropolitana do Porto (RARP-AMP) e da World Association for Psychosocial Rehabilitation, a qual contou com a presença de Ricardo Guinea, Presidente Executivo World Association for Psychosocial Rehabilitation; Gabriel Ivbijaro, Presidente da World Federation for Mental Health; Miguel R. Jorge, Chair of the World Medical Association (WMA) Social-Medical Affairs Committee; António Marques, Comissão Executiva da RARP-AMP/ Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto; Filipa Palha, Presidente da ENCONTRAR+SE, Vice-Presidente Regional (Europa), WFMH; Maria João Pereira Vargas Moniz, Presidente da Federação Nacional de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais (FNERDM); José Madeira Seródio, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, INR; Samuel Antunes, Ordem dos Psicólogos Portugueses e Natasha Barbara, Office of the Commissioner for Mental Health, Malta.
O programa da tarde concluiu com a realização do 2º fórum saúde mental e empresas, com o qual se pretendeu dar continuidade ao debate sobre a importância de se atender às questões da saúde mental nas empresas, partindo da experiência de empresários reconhecidos nacional e internacionalmente, bem como da partilha de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste domínio, nomeadamente em Portugal. O painel de convidados, moderado por Filipa Palha, Presidente da ENCONTRAR+SE e Isabel Barros, Directora de Recursos Humanos da SONAE; contou com a participação de Ricardo Gonçalves (Católica Porto Business School) e Poppy Jaman (Director, City Mental Health Alliance (UK)).
No dia 26 de novembro, decorreu o jantar-festa de beneficência, no Palácio da Bolsa, antecedido da Cerimónia de Entrega do Prémio de Reconhecimento UPA 2016, presidida por Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, o Senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2015
DIGNIDADE NA SAÚDE MENTAL
No dia 9 de Outubro, no Instituto Politécnico do Porto, realizou-se a Conferência “Pensar a reabilitação e a inclusão da pessoa com doença mental na área metropolitana do porto. O papel das autarquias”. Organizada pela RARP-AMP (Rede de Apoio à Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental na Área Metropolitana do Porto), a conferência contou com a presença de representantes das autarquias locais, tendo como objetivo contribuir para uma reflexão aberta e participada acerca das necessidades de reabilitação e inclusão social da pessoa com doença mental na região e estratégias de organização e desenvolvimento das respostas de apoio social e de reabilitação existentes.
No dia 30 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, decorreu o “Fórum dignidade em saúde mental”, dirigido a pessoas com doença mental, familiares/ cuidadores, profissionais e investigadores na área da saúde mental. A realização do fórum teve como objetivo destacar questões que devem ser discutidas quando pretendemos promover a dignidade em saúde mental. Ainda no dia 30 de outubro, pela tarde, realizou-se o “Primeiro fórum português de saúde mental e empresas”, dirigido a empresários portugueses no sentido de discutir, com experts internacionais, formas de lidar com problemas de saúde mental em contexto laboral.
No dia 31 de outubro, esteve previsto o lançamento do “World Dignity Project” em Portugal mediante realização do logótipo humano do projeto constituído por 500 alunos de diferentes idades. Infelizmente, o evento teve de ser adiado devido às condições meteorológicas.
O programa das comemorações terminou com um jantar de beneficência na casa Ferreirinha, no contexto do qual decorreu a cerimónia de entrega do II Prémio de Reconhecimento UPA que, anualmente, visa reconhecer pessoas e instituições que têm sido uma referência nacional e internacional no combate ao estigma e discriminação das doenças mentais. Esta edição contou, igualmente, com o Alto Patrocínio do Presidente da República e distinguiu o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e os Irmãos de São João de Deus, instituições com uma obra centenária de apoio a pessoas com problemas de saúde mental e responsáveis por mais de 50% das camas de psiquiatria em Portugal; o Lord Dennis Stevenson, presidente fundador da “MQ: Transforming Mental Health” que há mais de 20 anos se envolveu nas questões da saúde mental após lhe ter sido diagnosticada uma depressão endógena e, ainda, a família Romão de Sousa, responsável pela única Fundação particular Portuguesa ligada à saúde mental [Fundação Romão de Sousa], criada com a missão de “ajudar pessoas que sofrem de perturbações mentais graves, e em particular de esquizofrenias, a melhorar a sua qualidade de vida, autonomia e integração social”.
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2014
VIVER COM ESQUIZOFRENIA
No dia 24 de outubro decorreu, durante a manhã, um conjunto de conferências que juntou convidados nacionais e internacionais, distribuídos em 2 painéis – “Viver com esquizofrenia” e “Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Doença Mental” – e uma conferência de abertura que contou com a presença da Dr.ª Patt Franciosi da World Federation for Mental Health. Essa manhã de conferências contou, ainda, com a presença de cerca de 170 pessoas entre as quais se encontravam pessoas com experiência de doença mental, familiares/ cuidadores e, ainda, profissionais de saúde mental.
Durante a tarde do dia 25 de outubro decorreu o Debate/ Lançamento do livro “Tornar a promoção da saúde mental e a prevenção da doença mental uma realidade. Está, ou não, ao nosso alcance?”, a edição portuguesa do livro de Rosalyn Carter, antiga primeira dama norte-americana.
Ao longo das comemorações recebemos a visita de ilustres amigos, colegas e membros do Ministério da Saúde, entre os quais, a Cecília Villares, o Dr. Bert Johnson, o Professor Robin Murray, a Professora Cristina Ribeiro Gomes, o Dr. David Crepaz-Keay, o Dr. Gabriel Ivbijaro, o Dr. Thomas Bornnemann e a Dr. Patt Franciosi, com os quais tivemos a oportunidade de refletir sobre o trabalho que temos vindo a realizar e formas de garantir a sustentabilidade do Centro de Atendimento Integrado da ENCONTRAR+SE.
As comemorações terminaram com um jantar de beneficência no Palácio da Bolsa e com a cerimónia de entrega do I Prémio de Reconhecimento UPA que, anualmente, visa reconhecer pessoas e instituições que têm sido uma referência nacional e internacional no combate ao estigma e discriminação das doenças mentais. Esta primeira edição contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e distinguiu Rosalyn Carter, pelos 35 anos de dedicação à defesa dos direitos das pessoas com doença mental; Kjell Magne Bondevik, ex-primeiro ministro da Noruega, pela sua coragem em assumir publicamente sofrer de uma doença mental; o Zé Pedro Reis, guitarrista e fundador dos Xutos e Pontapés, padrinho do Movimento UPA, pelo seu papel fundamental na viabilização da primeira campanha e constante apoio às diferentes iniciativas deste movimento; e a LINTAS, agência de publicidade, pela contínua parceria com a ENCONTRAR+SE na concepção da imagem dos sues projetos, incluindo o Movimento UPA.
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2013
MENTAL HEALTH AND OLDER ADULTS
As comemorações tiveram início no dia 10 de Outubro com uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde Mental presidida pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, seguida de uma visita às novas instalações do Centro de Atendimento Integrado da ENCONTRAR+SE.
Durante a tarde e durante o dia seguinte decorreram iniciativas pensadas para os profissionais de saúde mental. Um workshop dinamizado pelo David Roberts, autor do programa “Social Cognition and Interaction Training for Psychosis, que pretendeu dotar os técnicos de competências para a implementação deste programa terapêutico em Portugal. O segundo workshop foi dinamizado em conjunto pelo Augusto D. Mello, da Mental Health and Well Being Foundation e pela Natália Costa, da ENCONTRAR+SE, e foi destinado aos responsáveis pela estruturação/gestão dos serviços de saúde mental e profissionais a intervir na área, com o objetivo de refletir sobre formas de reestruturação dos serviços com vista à adoção de um modelo de recuperação e de empoderamento que permita uma maior capacitação e autonomização de pessoas com experiência de doença mental.
No dia 12 de outubro, e numa parceria com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina, realizou-se um seminário “Os desafios da saúde mental para futuros médicos” cujos destinatários foram os alunos de medicina.
O programa terminou no dia 21 de outubro com o Encontro do Porto de Promoção da Saúde Mental em jovens. Desafios atuais e caminhos futuros. O encontro procurou promover uma reflexão conjunta sobre as propostas que se têm vindo a desenvolver com vista à promoção da saúde mental em jovens, em contexto nacional e internacional, no sentido de encontrar caminhos mais eficazes para responder aos desafios atuais. Este encontro foi promovido no âmbito do projeto Abrir Espaço à Saúde Mental.
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2011
THE GREAT PUSH: INVESTING IN MENTAL HEALTH
O programa das Comemorações de 2011 englobou iniciativas que tratam aspectos ligados à saúde mental ao longo do ciclo da vida, dirigidas a diferentes grupos e actores sociais (jovens, idosos, agentes educativos, utentes e cuidadores, comunicação social, dirigentes associativos, técnicos de saúde mental, e à comunidade em geral), com o objectivo de responder ao grande desafio proposto pela WFMH para as Comemorações deste ano – o de alertar para a necessidade de investir na saúde mental. Neste sentido, foi realizada a Caminhada UPA – Unidos Para Ajudar, que teve lugar no dia 9 de Outubro, na marginal de Leça da Palmeira e contou com a presença cerca de 700 pessoas, entre as quais se encontravam inúmeras figuras públicas, bem como, o Padrinho do Movimento UPA, o músico Zé Pedro dos Xutos e Pontapés. Além da Caminhada UPA, o programa decorreu até dia 12 de Outubro com diversas actividades e workshops dirigidos a diferentes públicos, tentando abordar as diversas fases da vida.
Consulte aqui o Programa organizado pela ENCONTRAR+SE.
Documentos Recomendados pela WFMH em 2011.
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2010
CUIDADOS DE SAÚDE MENTAL: PRIORIDADES, DESAFIOS E RISCOS
O programa das Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental de 2010 incluiu dois debates abertos ao público, nos dias 8 e 9 de Outubro, que decorreram na Universidade Católica do Porto e no Auditório da Fundação de Serralves, respectivamente.
O ponto central deste ano foi o lançamento da nossa 4ª edição – “Loucura. A procura de um pai, no insano sistema de saúde” – uma vez que versa sobre importantes questões ligadas à assistência dada a pessoas afectadas directa, e indirectamente, pela doença mental; bem como às políticas que as regulamentam, as quais merecem a nossa reflexão, e exigem uma discussão séria e clara entre todos os que intervêm nesta matéria (doentes, familiares, técnicos de saúde, legisladores).
Para além da presença do autor, contámos com a participação de figuras de relevo nacionais, nomeadamente do Director Geral da Saúde, Dr. Francisco George.
Consulte aqui o Programa organizado pela ENCONTRAR+SE.
Documentos Recomendados pela WFMH em 2010.
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2009
As Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental de 2009 foram realizadas com o Alto Patrocínio da World Federation for Mental Health (WFMH) e da European Federation of Associations of Families of People with Mental Illness.
Para fazer justiça ao tema “SaúdeMental e Cuidados de Saúde Primários: Melhorar o tratamento e promover a saúde mental’ proposto pela WFMH, o programa das Comemorações iniciou no dia 9 de Outubro com um curso para médicos de família (convidados pelos patrocinadores). A Sessão Comemorativa do Dia 10 Outubro centrou-se nas conferências de Patt Franciosi, Vice-Presidente da WFMH, e responsável pelo Dia Mundial da Saúde Mental, e de Sigrid Steffan, Presidente da EUFAMI, terminando com o lançamento da 3ª edição da ENCONRAR+SE, apresentado pelo Professor Doutor Viegas-Abreu, seguido de sessão de autógrafos com dois dos autores Cecília Villares e Jorge Cândido de Assis.
Consulte aqui o Programa organizado pela ENCONTRAR+SE.
Documentos Recomendados pela WFMH em 2009.
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2008
“TORNAR A SAÚDE MENTAL NUMA PRIORIDADE GLOBAL:
MELHORAR OS SERVIÇOS ATRAVÉS DA ACÇÃO E REIVINDICAÇÃO DO MOVIMENTO ACTIVISTA E DE CIDADÃOS”
O programa científico das Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental de 2008 centrou-se em iniciativas de formação especializada para técnicos de saúde mental. Neste sentido, foi promovida a realização de dois cursos intensivos. O primeiro enquadrou-se no lançamento da nossa 2ª edição, e foi sobre o Programa de Treino de Competências Sociais, para o qual contamos com a presença de Volker Roder. O segundo foi sobre “Intervenções Familiares no processo de Recovery”, para o qual contámos com a colaboração de Cecília Vilares, nossa consultora.
O programa de Comemorações do Dia Mundial de Saúde Mental de 2008 que preparámos incluiu conferências, o lançamento da segunda edição da ENCONTRAR+SE e um workshop para formação de técnicos a trabalhar nesta área. Iniciou-se com uma conferência do Dr. Jara, reconhecido activista pró saúde mental, que tratou o tema destas Comemorações, seguiu-se uma conferência proferida pelo Prof. Volker Roder sobre a importância da reabilitação “residencial”, “laboral” e de “ocupação de tempos livres” nos doentes com esquizofrenia, a qual antecedeu a apresentação da 2ª edição da ENCONTRAR+SE, que mais não é do que a versão adaptada para Português da 2ª edição do “Programa Terapêutico” de Volker Roder, e que foi apresentada pelo Professor Marques-Teixeira. Foi, ainda, realizado o workshop subordinado ao tema “Programa sobre abordagem familiar e doença mental focado na construção de redes e no empowerment” facilitado pela Mestre Cecília Villares, da Universidade Federal de São Paulo, responsável pelo programa S.O.Esq. Brasil, e com larga experiência em programas sobre abordagem familiar e doença mental.
Consulte aqui o Programa organizado pela ENCONTRAR+SE.
Documentos Recomendados pela WFMH em 2008.
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2007
As Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental englobaram um programa científico e um Jantar de Beneficência Comemorativo do 1º aniversário da ENCONTRAR+SE.
Documentos Recomendados pela WFMH em 2007.