MISSÃO
A nossa missão é Contribuir para a criação de locais de trabalho promotores de bem estar, incluindo naturalmente a saúde mental, e ajudar na prevenção da doença mental, através de estratégias de intervenção integradas, desenvolvidas em conjunto com as organizações e adaptadas ao contexto de cada uma.
A nossa aspiração é a de:
- Trazer o tema da saúde/doença mental para a agenda das organizações reduzindo o estigma a ela associado;
- Desenvolver e incorporar práticas promotoras de saúde mental e bem estar de uma forma sustentável e mensurável;
- Criar uma visão conjunta e uma linguagem comum sobre o tratamento da saúde mental/doença mental no workplace promovendo formação, debate e benchmark contínuo;
- Apoiar as organizações na criação de políticas e procedimentos inclusivos e empáticos para lidar com as questões da doença mental;
- Contribuir para o desenvolvimento de boas práticas capazes de influenciar as políticas na área da saúde mental no contexto de trabalho.
Porque o tabu que ainda envolve as doenças mentais leva a que os trabalhadores que passam por uma experiência desta natureza sintam necessidade de esconder, por vergonha e medo de serem considerados menos capazes e com isso possam ser discriminados, os custos associados a este silêncio são elevadíssimos.
Os problemas de saúde mental impactam os locais de trabalho, causando absenteísmo, perda de produtividade, e podem causar mau ambiente e discriminação.
– Os problemas de saúde mental triplicam o número total de dias de absentismo (quando comparados com a ausência de um problema de saúde mental).1
– O custo associado à depressão devida ao trabalho na UE é de 620 biliões de €.
Destes, 270 biliões são devidos ao absentismo e presenteísmo.1
É URGENTE falar de saúde / doença mental nos locais de trabalho para que seja possível fomentar uma cultura de dignidade, respeito e inclusão, onde a doença mental não precisa de ser escondida.