MENU

Centro de Atendimento Integrado

CENTRO DE ATENDIMENTO INTEGRADO

O Centro de Atendimento Integrado (CAI) é uma resposta na comunidade que presta serviços personalizados e integrados que permitem responder às necessidades específicas de cada pessoa que o procura e, desta forma, contribuir para a promoção da sua recuperação, autonomia e inclusão social.

Com base numa avaliação biopsicossocial, e em função das necessidades e objetivos identificados, são definidos os procedimentos necessários à satisfação dos mesmos, podendo a pessoa ser integradas nas diferentes respostas do CAI e/ ou ser encaminhada para outras estruturas mais adequadas.

No caso das necessidades serem ligadas à reabilitação psicossocial, é definido um plano conjunto de recuperação e reabilitação psicossocial.

Os serviços disponibilizados pelo CAI, em formato individual ou em grupo, baseiam-se na evidência clínica e científica quanto à sua eficácia na intervenção com pessoas afetadas direta e/ ou indiretamente por um problema de saúde mental e incluem:

 

Estes serviços, com a coordenação de 1 psiquiatra e 1 psicóloga, são disponibilizados por uma equipa de técnicos especializados e com vasta formação na área da psicologia clínica e da reabilitação psicossocial, incluindo psicólogos clínicos, assistente social, terapeuta ocupacional, monitores de atividades ocupacionais voluntários, bem como uma prestadora de suporte interpares.

COMO TER ACESSO AO CAI?

O processo de admissão ao CAI pode ser feito por pessoas que solicitem apoio de forma autónoma, que sejam encaminhadas por familiares/amigos, ou referenciadas por profissionais de saúde e outras estruturas de saúde e acção social.

Este pedido deverá ser feito via telefone através do 220 101 417 / 935 592 507 ou via e-mail a fim de agendar uma primeira sessão para avaliar o enquadramento das necessidades/problemáticas nas capacidades de resposta do CAI.

No caso do pedido se enquadrar nas respostas de que dispomos, dá-se início ao processo de admissão, que envolve uma avaliação per capita dos rendimentos do agregado familiar para determinar a comparticipação dos serviços.

Caso se verifiquem critérios de exclusão, procura-se ajudar a encontrar uma resposta mais adequada para onde encaminhar/ referenciar.