Estudo “Avaliação da eficácia do programa Social Cognition and Interaction Training for Psychosis”

Estudo “Avaliação da eficácia do programa Social Cognition and Interaction Training for Psychosis”

Resultado de uma colaboração com o Professor David Roberts do Department of Psychiatry / Division of Schizophrenia and Related Disorders da University of Texas Health Science Center, implementamos o projeto “Avaliação da eficácia do programa Social Cognition and Interaction Training (SCIT) na melhoria da cognição social em pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia”, promovido pela ENCONTRAR+SE – Associação para a Promoção da Saúde Mental, em parceria com o Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

O Social Cognition & Interaction Training for Psychosis (Roberts, Penn & Combs, 2006, 2014) é um programa destinado a adultos (> 18 anos) com Psicose que sintam desconforto em situações sociais, ansiedade social e/ ou tenham poucas competências sociais.

Em 2014 foi traduzido o manual (cedência dos direitos de autor) e dinamizada a formação dos técnicos em diferentes equipas nesta área de intervenção. O impacto deste programa foi avaliado junto de um grupo de pessoas com diagnóstico de psicose em integradas em duas associações prestadoras de cuidados de saúde mental no Porto.

Este projeto constituiu-se como um contributo inicial de suporte à viabilidade e potencial eficácia do SCIT para melhoria da cognição social em pessoas com esquizofrenia, em contextos comunitários em Portugal.