Quanto mais cedo melhor

QUANTO MAIS CEDO MELHOR

quanto mais cedo melhor

O “Quanto Mais Cedo, Melhor: Programa de Competências Socioemocionais no Pré-escolar e 1º Ciclo” é um programa desenvolvido e implementado pela ENCONTRAR+SE em parceria com a Associação Unificar, com base numa década de experiência no desenvolvimento e implementação de programas de promoção da saúde-mental, do bem-estar e de combate as estigma no contexto escolar.

O objetivo do programa é contribuir para a consolidação, fortalecimento e disseminação de um programa abrangente de promoção de competências socioemocionais e de literacia em saúde mental infantil em contexto escolar. Baseia-se numa abordagem integrada e holística que pretende envolver toda a escola, integrando docentes e alunos do pré-escolar e 1º ciclo, assistentes operacionais e encarregados de educação, abrangendo Agrupamentos de Escolas de diversas regiões do país.

Desde o início deste projeto já percorremos vários Agrupamentos de Escolas do país, abrangendo um total de 448 agentes educativos e 1510 crianças.

quanto mais cedo melhor

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De forma global as ações implementadas neste projeto junto dos Agrupamentos de Escolas, incluem:

  1. Formação de Docentes de pré-escolar e 1º ciclo no programa “Quanto Mais Cedo, Melhor” capacitando-os para a implementação do programa nas suas turmas.
  2. Sessões de supervisão para apoiar os docentes envolvidos na implementação do programa.
  3. Capacitação de técnicos (psicólogos, assistentes sociais…) dos Agrupamentos de Escolas onde o projeto está a ser implementado no “Programa de Parentalidade DROPI”, da Associação Unificar, no sentido de o implementarem com os encarregados de educação.
  4. Formação de Pessoal Não Docente, sob o tema “Educação Positiva”, promovendo a literacia em Saúde Mental e a reflexão e conhecimento acerca da gestão emocional e competências de gestão de conflitos, com crianças e jovens.

Formação de Docentes no curso “Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar – primeiros socorros na saúde mental para professores”, contribuindo para o aumento da literacia em saúde mental no sentido de permitir o atempado reconhecimento de sofrimento a este nível e estratégias de ação adequadas.

1º Edição : 2019/2020

Em 2019 e 2020 o Quanto Mais Cedo Melhor integrou o “Programa Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (AIIA) promovido pela Câmara Municipal do Porto, financiado pelo programa operacional POISE no quadro do Programa NORTE2020.

Assim, no ano letivo 2019/20 o P-QMCM foi desenvolvido em 24 turmas de 2º e 3º ano de 5 agrupamentos de escolas do município do Porto. Na totalidade, 524 crianças receberam nas suas salas de aula a 1º edição do nosso programa, através da implementação pela equipa da ENCONTRAR+SE do programa nas salas de aula.

2º Edição: 2022/2023

Entre setembro de 2022 e dezembro de 2023, este projeto recebeu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, inserido na iniciativa “Reconstruir Melhor – Saúde Mental”. Através deste apoio conseguimos que o projeto fosse implementado com sucesso nos Agrupamentos de Escolas de Aveiro, Cinfães, Prado e Moure, Gavião, Benfica, Santa Maria dos Olivais, Pedro Jacques de Magalhães, Camarate, Emidio Navarro (Lisboa) e Monte da Ola (Viana do Castelo).

Durante este período foram abrangidos, 268 professores, 8 psicólogos e 71 assistentes operacionais. O programa de promoção de competências socioemocionais foi implementado pelos docentes junto de 863 crianças.

Todas as formações, quer a docentes como a não docentes, são certificadas pelos Centros de Formação de cada Agrupamento de Escolas.

A formação do Quanto Mais Cedo Melhor a profissionais, é ainda certificada pela DGERT.

3º Edição: 2023/2024

No final de 2023, a ENCONTRAR+SE foi destacada como uma das entidades vencedoras do Prémio Infância do BPI La Caixa de 2023. Esta conquista importante permite-nos, através deste prémio, dar continuidade ao “Quando mais cedo, Melhor: Programa de Competências Socio emocionais no pré-escolar e 1º ciclo” em 2024, expandindo o projeto a novos agrupamentos de escolas.

Este reconhecimento espelha o impacto positivo que temos verificado no programa e impulsiona o nosso desejo de continuar a promover competências socio emocionais e literacia em saúde mental “quanto mais cedo, melhor”, contribuindo assim para o bem-estar e desenvolvimento integral das futuras gerações.

Alguns testemunhos

Docentes

“Nesta ação, aprendi algumas estratégias que estimulam um ambiente, valorizam e motivam as pessoas para o estabelecimento de relações emocionalmente positivas. (…) Esta ação vai melhorar a minha prática pedagógica e fazer-me melhorar a gestão das minhas emoções e dos meus alunos”.

“Com o conhecimento adquirido durante as sessões, tenho a certeza, que vou alterar a minha prática pedagógica, pois os temas abordados e as “ferramentas” sugeridas são de facto uma mais-valia e uma forma motivadora para professores/alunos aprenderem a lidar com diversas situações no âmbito da saúde mental”.

“Quanto mais cedo melhor”: Um processo, uma ambição, uma conquista, tantas palavras poderão definir a formação. Planeada e executada ao longo de módulos onde as emoções, as vivências, as reflexões foram partilhadas, trouxe a todos os participantes, a descoberta de histórias que nos colocaram a refletir e tornamo-nos ser pensantes mais conscientes das nossas atitudes para com os outros, mas essencialmente para com as crianças”.

Não Docentes – Assistentes Operacionais

“A oficina de educação Positiva permitiu-me adquirir conhecimentos e estratégias para determinadas ações do dia a dia. Foi muito útil para a minha prática profissional com as crianças. Acho que todos os assistentes operacionais deveriam ter esta formação, tão enriquecedora a nível profissional, mas também pessoal.”

“Todo o conteúdo desta formação é uma mais valia para o nosso dia a dia na escola, desde a gestão de conflitos à literacia em saúde mental. Sinto-me preparada para lidar de forma diferente com os desafios de sempre”.

“Esta formação foi muito útil porque me ajudou a refletir sobre situações que se passam no meu dia a dia com as crianças e também no relacionamento com os adultos, mas sobretudo para me conhecer melhor como pessoa. Os temas abordados na formação, foram todos muito úteis, é difícil dizer o que mais gostei – foram todos ferramentas muito importantes para o nosso dia a dia. É bom sentir que estamos articulados com os professores nesta tarefa de educar”.