QUANTO MAIS CEDO MELHOR
O “Quanto Mais Cedo, Melhor: Programa de Competências Socioemocionais no Pré-escolar e 1º Ciclo” é um programa desenvolvido e implementado pela ENCONTRAR+SE em parceria com a Associação Unificar, com base numa década de experiência no desenvolvimento e implementação de programas de promoção da saúde-mental, do bem-estar e de combate as estigma no contexto escolar.
O objetivo do programa é contribuir para a consolidação, fortalecimento e disseminação de um programa abrangente de promoção de competências socioemocionais e de literacia em saúde mental infantil em contexto escolar. Baseia-se numa abordagem integrada e holística que pretende envolver toda a escola, integrando docentes e alunos do pré-escolar e 1º ciclo, assistentes operacionais e encarregados de educação, abrangendo Agrupamentos de Escolas de diversas regiões do país.
Desde o início deste projeto já percorremos vários Agrupamentos de Escolas do país, abrangendo um total de 448 agentes educativos e 1510 crianças.
clique no mapa para aumentar
De forma global as ações implementadas neste projeto junto dos Agrupamentos de Escolas, incluem:
- Formação de Docentes de pré-escolar e 1º ciclo no programa “Quanto Mais Cedo, Melhor” capacitando-os para a implementação do programa nas suas turmas.
- Sessões de supervisão para apoiar os docentes envolvidos na implementação do programa.
- Capacitação de técnicos (psicólogos, assistentes sociais…) dos Agrupamentos de Escolas onde o projeto está a ser implementado no “Programa de Parentalidade DROPI”, da Associação Unificar, no sentido de o implementarem com os encarregados de educação.
- Formação de Pessoal Não Docente, sob o tema “Educação Positiva”, promovendo a literacia em Saúde Mental e a reflexão e conhecimento acerca da gestão emocional e competências de gestão de conflitos, com crianças e jovens.
Formação de Docentes no curso “Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar – primeiros socorros na saúde mental para professores”, contribuindo para o aumento da literacia em saúde mental no sentido de permitir o atempado reconhecimento de sofrimento a este nível e estratégias de ação adequadas.
1º Edição : 2019/2020
Em 2019 e 2020 o Quanto Mais Cedo Melhor integrou o “Programa Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (AIIA) promovido pela Câmara Municipal do Porto, financiado pelo programa operacional POISE no quadro do Programa NORTE2020.
Assim, no ano letivo 2019/20 o P-QMCM foi desenvolvido em 24 turmas de 2º e 3º ano de 5 agrupamentos de escolas do município do Porto. Na totalidade, 524 crianças receberam nas suas salas de aula a 1º edição do nosso programa, através da implementação pela equipa da ENCONTRAR+SE do programa nas salas de aula.
2º Edição: 2022/2023
Entre setembro de 2022 e dezembro de 2023, este projeto recebeu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, inserido na iniciativa “Reconstruir Melhor – Saúde Mental”. Através deste apoio conseguimos que o projeto fosse implementado com sucesso nos Agrupamentos de Escolas de Aveiro, Cinfães, Prado e Moure, Gavião, Benfica, Santa Maria dos Olivais, Pedro Jacques de Magalhães, Camarate, Emidio Navarro (Lisboa) e Monte da Ola (Viana do Castelo).
Durante este período foram abrangidos, 268 professores, 8 psicólogos e 71 assistentes operacionais. O programa de promoção de competências socioemocionais foi implementado pelos docentes junto de 863 crianças.
Todas as formações, quer a docentes como a não docentes, são certificadas pelos Centros de Formação de cada Agrupamento de Escolas.
A formação do Quanto Mais Cedo Melhor a profissionais, é ainda certificada pela DGERT.
3º Edição: 2023/2024
No final de 2023, a ENCONTRAR+SE foi destacada como uma das entidades vencedoras do Prémio Infância do BPI La Caixa de 2023. Esta conquista importante permite-nos, através deste prémio, dar continuidade ao “Quando mais cedo, Melhor: Programa de Competências Socio emocionais no pré-escolar e 1º ciclo” em 2024, expandindo o projeto a novos agrupamentos de escolas.
Este reconhecimento espelha o impacto positivo que temos verificado no programa e impulsiona o nosso desejo de continuar a promover competências socio emocionais e literacia em saúde mental “quanto mais cedo, melhor”, contribuindo assim para o bem-estar e desenvolvimento integral das futuras gerações.
Alguns testemunhos
Docentes
“Nesta ação, aprendi algumas estratégias que estimulam um ambiente, valorizam e motivam as pessoas para o estabelecimento de relações emocionalmente positivas. (…) Esta ação vai melhorar a minha prática pedagógica e fazer-me melhorar a gestão das minhas emoções e dos meus alunos”.
“Com o conhecimento adquirido durante as sessões, tenho a certeza, que vou alterar a minha prática pedagógica, pois os temas abordados e as “ferramentas” sugeridas são de facto uma mais-valia e uma forma motivadora para professores/alunos aprenderem a lidar com diversas situações no âmbito da saúde mental”.
“Quanto mais cedo melhor”: Um processo, uma ambição, uma conquista, tantas palavras poderão definir a formação. Planeada e executada ao longo de módulos onde as emoções, as vivências, as reflexões foram partilhadas, trouxe a todos os participantes, a descoberta de histórias que nos colocaram a refletir e tornamo-nos ser pensantes mais conscientes das nossas atitudes para com os outros, mas essencialmente para com as crianças”.
Não Docentes – Assistentes Operacionais
“A oficina de educação Positiva permitiu-me adquirir conhecimentos e estratégias para determinadas ações do dia a dia. Foi muito útil para a minha prática profissional com as crianças. Acho que todos os assistentes operacionais deveriam ter esta formação, tão enriquecedora a nível profissional, mas também pessoal.”
“Todo o conteúdo desta formação é uma mais valia para o nosso dia a dia na escola, desde a gestão de conflitos à literacia em saúde mental. Sinto-me preparada para lidar de forma diferente com os desafios de sempre”.
“Esta formação foi muito útil porque me ajudou a refletir sobre situações que se passam no meu dia a dia com as crianças e também no relacionamento com os adultos, mas sobretudo para me conhecer melhor como pessoa. Os temas abordados na formação, foram todos muito úteis, é difícil dizer o que mais gostei – foram todos ferramentas muito importantes para o nosso dia a dia. É bom sentir que estamos articulados com os professores nesta tarefa de educar”.