QUANTO MAIS CEDO MELHOR

O Quanto Mais Cedo Melhor (P-QMCM) é um programa desenvolvido pela ENCONTRAR+SE com base numa década de experiência no desenvolvimento e implementação de programas de promoção da saúde-mental, do bem-estar e de combate as estigma no contexto escolar. O objetivo do programa centra-se na promoção de competências socioemocionais e saúde mental infantil em contexto escolar. Baseia-se numa abordagem integrada, consistente com a whole-school approach, dirigindo as suas ações a alunos, encarregados de educação, docentes e outros agentes educativos com vista à promoção da saúde mental em crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico.
Em 2019 e 2020 o Quanto Mais Cedo Melhor integrou o “Programa Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (AIIA) promovido pela Câmara Municipal do Porto, financiado pelo programa operacional POISE no quadro do Programa NORTE2020. Assim, no ano letivo 2019/20 o P-QMCM foi desenvolvido em 24 turmas de 3º ano (e algumas de 2º ano) de cinco agrupamentos de escolas do município do Porto. Na totalidade, cerca de 520 crianças receberam nas suas salas de aula a 1º edição do nosso programa.
Atualmente o Programa Quanto Mais Cedo Melhor é certificado por vários centros de formação do país e esta 2º edição tem sido implementada em vários Agrupamentos de Escolas através da formação a docentes de 1º ciclo para a implementação do programa junto das suas turmas.
A formação do Quanto Mais Cedo Melhor a profissionais, é ainda certificada pela DGERT.
O P-QMCM tem como objetivos:
- promover competências socioemocionais;
- promover literacia em saúde mental;
- desenvolver junto dos encarregados de educação e agentes educativos competências educativas promotoras de ambientes favoráveis ao desenvolvimento saudável;
- desenvolver junto dos encarregados de educação e agentes educativos competências de sinalização e encaminhamento de problemas de saúde mental nas crianças;
- promover um ambiente escolar (e familiar) mais aberto ao tema da saúde/doença mental.