UPA Faz a Diferença – Acções de Sensibilização/ Pro-Saúde Mental

UPA Faz a Diferença – Acções de Sensibilização/ Pro-Saúde Mental

O UPA Faz a Diferença é um projecto dirigido aos jovens, alunos do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, que teve como objectivo geral contribuir para o aumento do conhecimento sobre questões de saúde mental, no sentido de, por um lado incentivar a procura precoce de ajuda e diminuir atitudes estigmatizantes e discriminatórias e, por outro lado, sensibilizar para a necessidade de promoção da saúde mental.

Com a implementação do UPA Faz a Diferença foi possível:

(1) Avaliar os conhecimentos acerca de questões de saúde mental;
(2) Realizar o levantamento dos mitos e crenças sobre problemas de saúde mental;
(3) Transmitir informações sobre os principais sinais e sintomas de alerta para o risco de perturbação mental;
(4) Divulgar o Movimento UPA – Unidos Para Ajudar, cujo mote é “Levanta-te contra a discriminação da doença mental”, no sentido de sensibilizar para o impacto do auto/hetero-estigma; e, por fim,
(5) Avaliar a eficácia da iniciativa e de necessidades futuras de intervenção.

O desenvolvimento do projecto UPA Faz a Diferença envolveu duas fases: (1) estudo-piloto e (2) acções de sensibilização.

(1) Estudo-piloto
Numa primeira fase, teve lugar um estudo-piloto que consistiu na realização de grupos de discussão junto de alunos do ensino secundário e seus agentes educativos (pais, professores e directores das escolas). Esta primeira fase permitiu construir o questionário de avaliação a utilizar no âmbito do projecto, bem como delinear a intervenção.

(2) Acções de sensibilização
A segunda fase do projecto envolveu a realização de acções de sensibilização pró-saúde mental nas escolas secundárias “parceiras”, tendo como objectivo envolver um grupo de 500 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade. As acções foram realizadas junto de turmas do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade de escolas públicas e privadas da zona Norte Litoral de Portugal.

Com este projecto foi criada a figura do Cidadão UPA (Unidos Para Ajudar), a qual representa um jovem que, tendo um conhecimento mais alargado acerca de questões de saúde mental, tem as ferramentas necessárias para promover a saúde mental e lutar contra a discriminação das pessoas com doença mental.
De forma a auxiliar os Cidadãos UPA com as suas tarefas de promoção da saúde mental e luta contra a discriminação, foi criado o Sticker Art Book, um livro constituído por autocolantes com mensagens ligadas a questões de saúde mental.
Aliado ao Sticker Art Book, encontra-se a decorrer um concurso, no âmbito do qual será premiada a melhor fotografia na qual tenha sido usado o material disponível no livro.

Para saber mais sobre este projecto vá até UPA Faz a Diferença

upa fad