O evento, organizado pelo Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José, vai contar com um “Dia aberto” às instituições, um seminário e uma exposição de trabalhos.
Unir os serviços que trabalham nesta área, na comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, esclarecer a população sobre quais são os serviços que existem e a quem devem recorrer e alertar para a procura de ajuda após surgirem os primeiros sinais da doença são os principais objetivos, assim como combater o estigma e a discriminação que ainda existem.
“O tema deste ano permite-nos contribuir para o objetivo de tirar a saúde mental e estes temas da sombra, de forma a que as pessoas em geral se sintam, também, mais capazes e confiantes de combater o estigma e certamente o isolamento e a discriminação que continuam a afetar muitas pessoas com problemas de saúde mental, bem como os seus familiares e colaboradores”. A responsável adianta que muitas pessoas ainda têm “preconceitos e ideias preconcebidas e alguns mitos que não correspondem à realidade e, portanto, este roteiro pretende também abrir espaço para que as pessoas esclareçam as suas dúvidas, para que contactem com as instituições e sejam esclarecidas em momentos de conferências e reflexões”.
Vitória Furtado, psicóloga e coordenadora daquele centro, que falava, à Atlântida, adiantou que o roteiro vai contar com a participação de vários oradores, tanto regionais como nacionais, com destaque para a presença da Vice-Presidente da Europa da World Federation of Mental Health, Filipa Palha.
O dia 10 de outubro será dedicado ao seminário, que se realiza na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, onde estará em discussão diversos assuntos relacionados com a temática “Dignidade em Saúde Mental”, a partir das 9h30.
Já nos dias 11 e 12 de outubro, algumas instituições abrem as portas à comunidade. É o caso da Casa de Saúde de São Miguel – ISJD, a Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea (do Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José) e da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição – IHSCJ. Ainda no dia 11, estará patente, no Expolab, uma exposição de fotografias, intitulada “A Saúde Mental na objetiva da juventude”, dinamizada pela Associação Ancorar.
Por fim, nos últimos dois dias do evento, decorrerá, no hospital de Ponta Delgada, um Congresso Atlântico de Saúde Mental sob o tema “Correntes Atuais”.
Vitória Furtado apela, assim, à participação das pessoas, de modo a que esta iniciativa possa representar os Açores no Dia Mundial da Saúde Mental.
“Da mesma forma que se fala de diabetes de forma aberta e sobre outros problemas de saúde, está de facto na hora de pormos a saúde mental na ordem do dia, até porque sabemos que, hoje em dia, as nossas vidas estão muito agitadas”, refere a psicóloga.
As inscrições são limitadas e decorrem até ao final do mês de setembro. Podem ser feitas através do e-mail roteiro.saude.mental@gmail.com ou dos números de telefone 296 629 295 ou 924 092 659, sendo que o seminário tem um custo de 10 euros e a visita às instituições é gratuita.