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“Reconstruir Melhor – Saúde Mental” – QMCM 2º edição

“RECONSTRUIR MELHOR – SAÚDE MENTAL” – QMCM 2º edição

O projeto “Quanto Mais Cedo, melhor” insere-se na iniciativa “Reconstruir Melhor – Saúde Mental”, que a ENCONTRAR+SE está a implementar, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e em parceria com a Associação Unificar.

O objetivo geral consiste em contribuir para consolidar, reforçar e disseminar a implementação de um programa de promoção de competências socio emocionais e de literacia em saúde mental, baseado numa abordagem compreensiva e holística de toda a Escola, integrando alunos do 1º ciclo, agentes educativos, encarregados de educação e a comunidade, abrangendo diferentes zonas do país.

Assim, o projeto envolve as seguintes ações:

  1. Formação de Docentes no programa de promoção de competências sócioemocionais “Quanto Mais Cedo Melhor”, no sentido de os capacitar a implementar o programa com os seus alunos em contexto escolar;
  2. Sessões de Supervisão a todos os docentes que implementam o programa “Quanto Mais Cedo Melhor”, junto dos seus alunos;
  3. Capacitação de técnicos (psicólogos, assistentes sociais…) dos agrupamentos de escolas onde o projeto está a ser implementado no “Programa de Parentalidade DROPI”, da associação Unificar, no sentido de o implementarem com os encarregados de educação;
  4. Formação de Pessoal Não Docente, sob o tema “Educação Positiva” com o objetivo de promover a literacia em saúde mental e a reflexão e conhecimento acerca da gestão emocional e competências de gestão de conflitos, com crianças e jovens.
  5. Formação de Docentes no curso “Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar – primeiros socorros na saúde mental para professores”, contribuindo para o aumento da literacia em saúde mental no sentido de permitir o atempado reconhecimento de sofrimento a este nível e estratégias de ação adequadas.

 

Este projeto está já a ser implementado desde setembro de 2022, envolvendo escolas integradas no AE de Aveiro; AE de Cinfães; AE Prado e Moure e AE António Sérgio. Até dezembro de 2022 participaram nas diferentes formações 76 professores; 8 psicólogos; 42 assistentes operacionais, estando o programa a ser implementado junto de 291 crianças.

De referir que todas as formações estão certificadas pelos Centros de Formação associados a cada Agrupamento de Escolas.

Fundação Calouste Gulbenkian

Alguns testemunhos

Docentes Não Docentes – Assistentes Operacionais
“Nesta ação, aprendi algumas estratégias que estimulam um ambiente, valorizam e motivam as pessoas para o estabelecimento de relações emocionalmente positivas. (…) Esta ação vai melhorar a minha prática pedagógica e fazer-me melhorar a gestão das minhas emoções e dos meus alunos”.

 

“Com o conhecimento adquirido durante as sessões, tenho a certeza, que vou alterar a minha prática pedagógica, pois os temas abordados e as “ferramentas” sugeridas são de facto uma mais-valia e uma forma motivadora para professores/alunos aprenderem a lidar com diversas situações no âmbito da saúde mental”.

 

“Quanto mais cedo melhor”: Um processo, uma ambição, uma conquista, tantas palavras poderão definir a formação. Planeada e executada ao longo de módulos onde as emoções, as vivências, as reflexões foram partilhadas, trouxe a todos os participantes, a descoberta de histórias que nos colocaram a refletir e tornamo-nos ser pensantes mais conscientes das nossas atitudes para com os outros, mas essencialmente para com as crianças”.

“A oficina de educação Positiva permitiu-me adquirir conhecimentos e estratégias para determinadas ações do dia a dia. Foi muito útil para a minha prática profissional com as crianças. Acho que todos os assistentes operacionais deveriam ter esta formação, tão enriquecedora a nível profissional, mas também pessoal.”

 

“Todo o conteúdo desta formação é uma mais valia para o nosso dia a dia na escola, desde a gestão de conflitos à literacia em saúde mental. Sinto-me preparada para lidar de forma diferente com os desafios de sempre”.

 

“Esta formação foi muito útil porque me ajudou a refletir sobre situações que se passam no meu dia a dia com as crianças e também no relacionamento com os adultos, mas sobretudo para me conhecer melhor como pessoa. Os temas abordados na formação, foram todos muito úteis, é difícil dizer o que mais gostei – foram todos ferramentas muito importantes para o nosso dia a dia. É bom sentir que estamos articulados com os professores nesta tarefa de educar”.