PROJETOS EM CURSO
Estudo psicométrico preliminar para a população portuguesa da bateria de avaliação cognitiva Matrics Consensus Cognitive Battery (MCCB)
A ENCONTRAR+SE, em parceria com o Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa, está a realizar o primeiro estudo académico de validação da versão portuguesa de uma bateria de avaliação cognitiva (MCCB) para pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia.
O National Institute of Mental Health, devido à ausência de consenso na identificação e padronização das medidas neuropsicológicas para avaliar os défices cognitivos na esquizofrenia o que, por sua vez, dificultava a avaliação da eficácia dos ensaios clínicos que tinham como objetivo avaliar a redução dos défices cognitivos nesta patologia desenvolveu a iniciativa Measurement and Treatment Research to Improve Cognition en Schizophrenia (MATRICS). Desta iniciativa resultou uma bateria de avaliação neuropsicológica que avalia 7 domínios cognitivos: a velocidade de processamento, a atenção/vigilância, memória de trabalho, memória e aprendizagem verbal, memória e aprendizagem visual, o funcionamento executivo (raciocínio e resolução de problemas) e a cognição social.
Á semelhança do que aconteceu noutros países que validaram esta bateria este estudo pretende ser o primeiro contributo para a validação da MCCB para a população portuguesa.
Estudo “Avaliação da eficácia do programa Social Cognition and Interaction Training for Psychosis”
Resultado de uma colaboração com o Professor David Roberts do Department of Psychiatry / Division of Schizophrenia and Related Disorders da University of Texas Health Science Center, demos início ao projeto “Avaliação da eficácia do programa Social Cognition and Interaction Training (SCIT) na melhoria da cognição social em pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia”, promovido pela ENCONTRAR+SE – Associação para a Promoção da Saúde Mental, em parceria com o Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.
O Social Cognition & Interaction Training for Psychosis (Roberts, Penn & Combs, 2006, 2014) é um programa destinado a adultos (> 18 anos) com Psicose que sintam desconforto em situações sociais, ansiedade social e / ou tenham poucas competências sociais.
Em 2014 foi traduzido o manual (cedência dos direitos de autor) e dinamizada a formação dos técnicos em diferentes equipas nesta área de intervenção. Atualmente estamos na fase de avaliação do impacto deste programa num grupo de pessoas com diagnóstico de psicose em Portugal.
Estão a colaborar neste estudo diferentes instituições do país, nomeadamente da região do Porto, Braga e Lisboa.