Porto, 08 nov 2016 (Ecclesia) – O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar no encerramento das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, dia 26 deste mês, no Porto.
A Universidade Católica Portuguesa polo do Porto e a Associação ENCONTRAR+SE , para a promoção da Saúde Mental, assinalam, a 25 e 26 deste mês, o Dia Mundial da Saúde Mental.
Dos primeiros socorros à reabilitação psicossocial em saúde mental dá o mote às comemorações deste ano, que se enquadram na celebração do 10º aniversário da associação, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O programa abrange algumas das áreas em que o trabalho da associação “mais se destacou ao longo da última década de trabalho”, salientando-se, aqui, “os diferentes olhares sobre a dignidade em Saúde Mental”, refere a nota
As comemorações, que se iniciam a 25 de novembro, às 9h00, no campus Foz da Católica no Porto, reservam, ainda, uma sessão de trabalho – promovida pela ENCONTRAR+SE, pela Rede de Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental da Área Metropolitana do Porto (RARP-AMP) e pela World Association for Psychosocial Rehabilitation (WAPR) – em que vão ser debatidas “boas práticas em reabilitação psicossocial, um tema central numa altura em que se pretende avançar com cuidados continuados integrados de saúde mental”.
O ciclo de conferências e workshops assume-se como uma “oportunidade ímpar para que os profissionais de saúde mental discutam questões fundamentais que podem fazer a diferença no seu trabalho diário” no sentido de promover “a dignidade nesta área, ao mesmo tempo que pretende ser uma oportunidade de atualização em práticas inovadoras”, sublinha o comunicado.
As comemorações encerram com um jantar de beneficência marcado para o segundo dia, 26 de novembro, que se realiza no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa do Porto, e que será antecedido pela entrega do Prémio de Reconhecimento UPA 2016, cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
LFS