“Ao nosso alcance. Pôr fim à crise na saúde mental”, Sessão de sensibilização na Assembleia da República

“Ao nosso alcance. Pôr fim à crise na saúde mental”, Sessão de sensibilização na Assembleia da República

No dia 1 de Abril de 2015, decorreu na Assembleia da República, uma iniciativa de sensibilização para as questões da saúde mental que pretendeu alertar para a urgente necessidade de implementar medidas capazes de responder aos desafios de uma importante área da saúde, sabendo que a doença mental afeta 1 em cada 4 Portugueses e tem graves repercussões a nível pessoal, familiar, social e económico.

A iniciativa teve como mote “Ao Nosso Alcance – Pôr fim à crise na saúde mental”, título da última publicação da ENCONTRAR+SE, da autoria de Rosalynn Carter, que foi oferecida aos 220 deputados com assento parlamentar.

O facto de se realizar na Assembleia da República, “a assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses”, pretendeu apelar ao compromisso político para atender a uma área que tem vindo a ser continuamente negligenciada, e em relação à qual a legislação que tem sido aprovada teima em não sair do papel. Há muito que se espera pela concretização das políticas de saúde mental (a primeira lei já fez 51 anos!). Não é possível continuar a ignorar que, tragicamente, é neste lapso de tempo que a vida de muitos milhares de Portugueses fica suspensa, ou definitivamente condenada, num sofrimento diário, penoso e desesperante, que só fica silenciosamente calado por falta de capacidade para se fazer ouvir!

Esta ação realizou-se dois dias depois de se celebrar o Dia Mundial da Perturbação Bipolar, e foi promovida pela ENCONTRAR+SE em parceria com a Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, a APPT21 e Centro DIFERENÇAS, a Aventura Social Associação, a Fundação Romão de Sousa, a Global Alliance of Mental Illness Advocacy Networks, o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, a Rede de Apoio à Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental na Área Metropolitana do Porto (RARP-AMP) e a ReCriar Caminhos.

 

 

O programa desta ação incluiu uma audiência de cerca de 30 minutos na Comissão Parlamentar da Saúde, com a presença de Filipa Palha, Presidente da Direção da ENCONTRAR+SE, Docente da Universidade Católica Portuguesa; Teresa Goldschmidt, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, e Lurdes Santos, em representação da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

 

 

Entre as 10 e as 15 horas, hora em que iniciou uma reunião plenária, esteve disponível no Corredor da Cafetaria da Assembleia da República um espaço para esclarecimento de questões sobre a temática da promoção da saúde mental e prevenção da doença mental, com a apresentação de um vídeo informativo sobre a realidade Portuguesa nesta matéria, e a participação de 6 representantes das instituições que apoiam esta iniciativa.

Decorreu, ainda, um momento simbólico em que a Senhora Presidente da Assembleia da República, na altura a Senhora Dr.ª Assunção Esteves, recebeu um exemplar do livro que serviu de mote a esta iniciativa, num gesto de reconhecimento e sensibilização para as questões da saúde/ doença mental.