Vozes de Esperança – Janssen

VOZES DE ESPERANÇA

Em 2017, o apoio da Janssen Cilag, Lda, contribuiu para: 1) a capacitação e integração de 2 familiares e 4 pessoas com experiência de doença mental no grupo; 2) a realização de 12 apresentações junto de diferentes públicos-alvo (ex.: escolas secundárias, instituições do ensino superior e instituições comunitárias), bem como 3) a partilha de experiências de recuperação e consequente desmistificação de crenças erradas sobre doença mental, promovendo a esperança e diminuindo o estigma face à doença mental junto de, pelo menos, 304 pessoas.

 

1) Capacitação e integração de 6 novos participantes

Nos dias 20 e 21 de Abril de 2017, decorreu a 4ª edição das Oficinas de Capacitação com vista à integração de novos elementos no grupo. Para além das 4 pessoas com experiência de doença mental que integraram o grupo, esta edição viabilizou a entrada de 2 familiares de pessoas com experiência de doença mental, dando voz a outra das perspetivas de viver com um problema de saúde mental.

Adicionalmente, em 2017 promoveu-se o acesso dos participantes a sessões de postura corporal e de voz e elocução no sentido de facilitar a aquisição e o treino de competências de comunicação – verbal e não-verbal – cruciais para uma comunicação eficaz durante as apresentações. Para tal, decorreram ao longo do ano, 6 sessões de postura corporal e 11 sessões de voz e elocução, dirigidas a todos os participantes.

 

   

 

 

2) Realização de apresentações públicas

Durante o ano de 2017, o grupo realizou 12 apresentações públicas, em diferentes contextos (ex.: instituições comunitárias, universidades e escolas secundárias), dirigidas a diferentes públicos-alvo, as quais contaram com a presença de mais de 304 pessoas.