Formações

FORMAÇÕES

MESTRADO EM REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL, ESPECIALIZAÇÃO EM PERTURBAÇÃO MENTAL GRAVE

É hoje um dado consensual que qualquer proposta de intervenção na perturbação mental grave deve ser compreensiva e integradora. Neste sentido, as actuais políticas de saúde mental defendem a implementação de cuidados continuados integrados de saúde mental que permitam responder aos múltiplos desafios com que se deparam todos os que estão afectados directa e indirectamente por esta realidade.

Com os progressos ocorridos nos últimos anos neste campo – tanto no que diz respeito à mudança de paradigma de intervenção, que passou de uma perspectiva médica e paternalista, para uma perspetiva centrada nos princípios de recovery e empowerment; como no que concerne ao contínuo desenvolvimento de intervenções de reabilitação psicossocial – espera-se que os técnicos de saúde mental estejam preparados para adoptar esta nova postura e dominar os modelos que têm mostrado ser e cazes em diferentes áreas de intervenção. No entanto, de acordo com o Relatório da Comissão Nacional de Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental (DGS, 2007), “no conjunto dos serviços públicos de saúde mental, os recursos humanos são escassos, […] e não tiveram, na maioria dos casos, formação suficiente nas técnicas e nos modelos de intervenção mais usados actualmente na prestação de cuidados a nível da comunidade” (p. 125).

Foi neste contexto que, em parceria com a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), em 2007 a ENCONTRAR+SE desenvolveu um Programa de Mestrado em Reabilitação Psicossocial – Especialização em Perturbação Mental Grave – o primeiro desta natureza em Portugal (1a Edição 2007-2010), e cujo corpo docente contou com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros de renome na área da reabilitação psicossocial.

PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL NA PERTURBAÇÃO MENTAL GRAVE

Na sequência do Mestrado em Reabilitação Psicossocial, em parceria com a FEP-UCP, a ENCONTRAR+SE desenvolveu um programa de formação pós-graduada, no qual os temas e os modelos de intervenção centrais para a Reabilitação Psicossocial na Perturbação Mental Grave são abordados por clínicos e investigadores de renome nacional e internacional. A primeira edição decorreu entre Outubro de 2010 e Junho de 2011.

OUTRAS FORMAÇÕES

Curso de Avaliação e Reabilitação Cognitiva e da Cognição Social na Doença Mental

O curso de avaliação e reabilitação cognitiva e da cognição social na doença mental foi desenvolvido para dar resposta às solicitações dos técnicos de saúde mental nesta área específica de intervenção. Assim, tem como principal objetivo permitir que os formandos possam adquirir os conhecimentos necessários para avaliar o funcionamento cognitivo e a cognição social em pessoas com doença mental e desenvolver, implementar, e monitorizar o impacto de planos de reabilitação cognitiva e da cognição social.

Os objetivos específicos deste curso são:

|Sensibilizar os formandos para questões gerais relativas à cognição, funcionamento cognitivo, cognição social e ligação entre estes domínios e o funcionamento social de pessoas com doença mental.

|Traçar a evolução histórica dos modelos de avaliação e reabilitação cognitiva e da cognição social, identificando princípios orientadores.

|Contextualizar a reabilitação cognitiva e da cognição social no âmbito do tratamento integrado da doença mental;

|Desenvolver competências práticas de utilização de instrumentos de avaliação cognitiva e da cognição social;

|Desenvolver competências práticas de utilização de 2 modelos de reabilitação cognitiva empiricamente validados – modelos Cognitive Remediation Therapy (CRT) e Neuropsychological Educational Approach to Cognitive Remediation (NEAR).

|Desenvolver competências práticas de utilização de um modelo de reabilitação da cognição social empiricamente validado – Social Cognition & Interaction Training (SCIT).

 O curso tem a duração de 56 horas dividido em 7 módulos diferentes. Cada edição do curso pode contar com a participação máxima de 25 formandos.

 

Curso de Introdução aos Modelos de Intervenção Integrada na Doença Mental

O principal objetivo deste curso é permitir que os participantes possam adquirir conhecimentos fundamentais para a conceptualização e implementação de programas integrados de intervenção junto de pessoas com doença mental.

Mais especificamente, que possam:

|Adquirir conhecimento aprofundado nos modelos de Reabilitação Psicossocial empiricamente validados;

|Desenvolver um posicionamento crítico face aos atuais modelos de Reabilitação Psicossocial, contextualizado numa filosofia de “recovery” e “empowerment”;

|Desenvolver competências de avaliação em Reabilitação Psicossocial;

|Desenvolver competências de intervenção em Reabilitação Psicossocial;

|Promover o desenvolvimento pessoal e de uma identidade profissional assente no respeito pela dignidade humana e seu potencial de crescimento.

 O curso está divido em 6 módulos e tem a duração total de 32 horas. Pode contar com a participação máxima de 25 pessoas.

 

Curso Aprenda a Ouvir o que Não é Dito – Primeiros Socorros na Doença Mental

Tem como objetivo principal permitir a aquisição de conhecimentos necessários para reconhecer sinais e sintomas de sofrimento psicológico e/ ou doença mental e, desta forma, prestar o primeiro auxílio a pessoas em sofrimento psicológico.

Com este curso pretende-se:

|Dotar os formandos de conhecimentos gerais e específicos sobre saúde e doença mental;

|Dotar os formandos de conceitos básicos sobre a evolução do sofrimento psicológico/ adoecer psicopatológico;

|Dotar os formandos de conceitos básicos que facilitem a identificação e caracterização de diferentes quadros psicopatológicos;

|Desenvolver competências de reconhecimento de sinais e sintomas de sofrimento

psicológico e/ ou doença mental

|Desenvolver competências práticas de observação e comunicação interpessoal com pessoas em sofrimento psicológico/ com diagnóstico psiquiátrico e em recuperação de um problema desta natureza no sentido de prestar o primeiro auxílio a pessoas em sofrimento psicológico.

|Dotar os formandos de conhecimentos relativos às respostas de cuidados de saúde mental/ psiquiátricos adequados às necessidades de pessoas em sofrimento psicológico/ com diagnóstico psiquiátrico.

O curso tem a duração de 16 horas (2 dias consecutivos) e será implementado em empresas e ouras instituições que o solicitem.

Pressupõe-se que este curso conte com a participação máxima de 15 participantes em cada uma das edições.

 

Formação à medida

Sempre que solicitado por outras instituições a ENCONTRAR+SE dá formação nos diferentes modelos terapêuticos que utiliza.

Para saber mais informações sobre estas formações contacte-nos através do geral@encontrarse.pt ou do 220 101 417 ou 935 592 507.