UPA 08

UPA 08 – Uma música para a Saúde Mental

UPA 08 – Uma Música Pela Saúde Mental, foi o primeiro projecto do Movimento UPA e teve a duração de um ano durante o qual foram produzidos 13 filmes, 13 cartazes e 10 músicas. Todo este trabalho apenas foi possível graças ao empenho e articulação com os diferentes parceiros que contribuíram para a concepção e implementação do projecto.

O UPA 08 foi implementado em duas fases. A primeira fase da campanha decorreu entre 10 de Outubro de 2007 e 10 de Janeiro de 2008, tendo procurado chamar a atenção da população geral para o problema das doenças mentais através de filmes e de cartazes que abordavam pensamentos e sintomas que parecem estar associados a três doenças (depressão, perturbação de pânico e esquizofrenia), reforçando a ideia de que as doenças mentais são uma realidade para as quais existe tratamento. Os cartazes transmitiam uma mensagem semelhante à dos filmes, tendo sido divulgados na imprensa e em mupis distribuídos pelas cidades cujas Câmaras Municipais se associaram ao projecto.

A segunda fase do projecto decorreu entre 10 de Janeiro e 10 de Novembro de 2008 e envolveu o lançamento mensal de uma música da autoria de alguns dos mais significativos nomes da música portuguesa.

As músicas desta campanha aludiam aos temas (Tabela 1) que a ENCONTRAR+SE, com base no trabalho realizado com a comissão de acompanhamento do projecto, propôs aos músicos, representando aspectos negativos inerentes ao estigma que devem ser substituídos por mensagens mais positivas. Neste sentido, os temas foram apresentados através de duas palavras/ atitudes antagónicas, uma negativa e uma positiva, contrastando desta forma aspectos errados, preconceituosos e estigmatizantes com informação correcta, positiva e construtiva, no sentido de alertar para a necessidade de mudança na forma como a doença mental é, ainda, encarada.

Tabela 1. Distribuição dos temas pelos músicos parceiros do projecto UPA 08.

 

DATA

TEMA

MÚSICOS/ GRUPOS

Janeiro 2008

DISCRIMINAR / INTEGRAR

Xutos e Pontapés / Oioai

Fevereiro 2008

NEGAR / ASSUMIR

Rodrigo Leão / J.P Simões

Março 2008

SEPARAÇÃO / UNIÃO

Camané / Dead Combo

Abril 2008

CULPA / TOLERÂNCIA

Sérgio Godinho / Xana

Maio 2008

DEPENDÊNCIA / AUTONOMIA

Cool Hipnoise / Tiago Bettencourt

Junho 2008

Julho 2008

MEDO / COMPREENSÃO

Mesa / Rui Reininho

Agosto 2008

OFENDER / RESPEITAR

Paulo Gonzo / Balla

Setembro 2008

VERGONHA / ACEITAÇÃO

José Mário Branco / Mão Morta

Outubro 2008

DESESPERO / ESPERANÇA

Mariza / Boss AC

Novembro 2008

SOLIDÃO / FRATERNIDADE

Jorge Palma / Clã

 

Paralelamente foram realizados videoclips, com a duração de 30’, para cada uma das músicas, bem como cartazes com uma ilustração sobre o tema de cada mês, que se encontram disponíveis na “Casa do Movimento UPA 08”.

Os materiais que deram vida ao Movimento UPA 08, desde músicas, ilustrações e videoclips foram compilados num CD /DVD  que foi lançado a 24 de Novembro de 2008.

A Marktest avaliou o impacto deste projecto, partindo apenas da presença da campanha na TV e imprensa. Os dados indicaram que, entre Dezembro de 2007 e Outubro de 2008, 68,52% dos indivíduos residentes em Portugal Continental e com mais de 15 anos, foram expostos à campanha pelo menos uma vez.

VIDEOS 1ª FASE

Depressão

Pânico

Esquizofrenia

CARTAZES 1ª FASE

depressao

Depressão

cartaz_panico

Pânico

cartaz_esquizofrenia

Esquizofrenia