PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
A promoção da saúde mental e do bem-estar no contexto de trabalho tem sido progressivamente apontada como incontornável num contexto de mercado globalizado e competitivo e no qual apenas as forças de trabalho saudáveis, qualificadas e motivadas podem vingar (WHO, 2010). Com efeito, vários dados demonstram que as empresas que promovem e salvaguardam a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores encontram-se entre as mais sustentáveis e competitivas (WHO, 2010). Torna-se fundamental atender adequadamente às questões relacionadas com a doença mental dos trabalhadores no sentido de desenvolver estratégias individuais e coletivas que garantam o bem-estar dos trabalhadores e o bom funcionamento das organizações.
PORQUÊ FALAR DE SAÚDE MENTAL NO LOCAL DE TRABALHO?
- 1 em cada 6 trabalhadores apresenta um diagnóstico psiquiátrico em cada ano de trabalho;
- Os problemas de saúde mental têm impacto nos locais de trabalho, causando absentismo, perda de produtividade, stress elevado, mau ambiente e discriminação;
- O tabu que ainda envolve as doenças mentais leva a que os trabalhadores que passam por uma experiência desta natureza sintam necessidade de esconder, por vergonha e medo de serem considerados menos capazes e, consequentemente, discriminados;
- É preciso quebrar o silêncio para que os locais de trabalho fomentem uma cultura de aceitação, dignidade, respeito e inclusão, onde a doença mental não precisa de ser escondida.
O QUE SE PASSA NO MUNDO
25% da população passa pela experiência de uma doença mental
Nos 27 países da UE, o custo anual da depressão associada ao trabalho é de €620 biliões
ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO DA DOENÇA MENTAL são um obstáculo à procura de ajuda e ao acesso a cuidados de saúde mental.
Rethink Mental Ilness realizou um estudo que revela dados alarmantes sobre as dificuldades que pessoas com um problema de saúde mental encontram no regresso ao trabalho.
O CEO do banco britânico Lloyds, António Horta-Osório, assina um artigo de opinião do “The Guardian” onde defende a importância de quebrar o tabu dos problemas de saúde mental em ambientes laborais de alto stress
Lord Dennis Stevenson tem desenvolvido trabalho no sentido da sensibilização para a saúde mental no local de trabalho (ver aqui), tendo já participado como orador no Fórum Português de Saúde Mental nas Empresas com a comunicação “Mental illness in the workplace: a reality business leaders have to face”
A Deloitte concentra-se em proporcionar condições de segurança, saúde e bem-estar aos seus colaboradores. A abordagem envolve a promoção da saúde mental, a melhoria da resiliência dos trabalhadores, a prevenção de fatores de trabalho que conduzem a stress e o apoio através do aumento da literacia em saúde mental para deteção precoce de problemas.
Príncipe Williams lançou uma plataforma de apoio à saúde mental para trabalhadores. Perante evidência estatística, o Príncipe considera que o contexto de trabalho “tanto se pode constituir como uma fonte de realização como uma fonte de stress com impacto negativo na saúde mental”.
SITES RELEVANTES SOBRE SAÚDE MENTAL NO LOCAL DE TRABALHO
Neste sentido, a ENCONTRAR+SE tem contribuído para a:
- Sensibilização e promoção de diálogo sobre saúde mental;
- Avaliação de riscos psicossociais e rastreio de problemas de saúde mental dos trabalhadores;
- Formação dos colaboradores para questões de promoção da saúde mental e estratégias de Intervenção junto de pessoas que apresentem sinais/ sintomas de problemas de saúde mental.