Promoção da Saúde Mental nas Empresas

PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NAS EMPRESAS

A promoção da saúde mental e do bem-estar no contexto de trabalho tem sido progressivamente apontada como incontornável num contexto de mercado globalizado e competitivo e no qual apenas as forças de trabalho saudáveis, qualificadas e motivadas podem vingar (WHO, 2010). Com efeito, vários dados demonstram que as empresas que promovem e salvaguardam a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores encontram-se entre as mais sustentáveis e competitivas (WHO, 2010). Torna-se fundamental atender adequadamente às questões relacionadas com a doença mental dos trabalhadores no sentido de desenvolver estratégias individuais e coletivas que garantam o bem-estar dos trabalhadores e o bom funcionamento das organizações.

O QUE SE PASSA NO MUNDO

25% da população passa pela experiência de uma doença mental

1 em cada 6 trabalhadores apresenta um diagnóstico psiquiátrico em cada ano de trabalho

Nos 27 países da UE, o custo anual da depressão associada ao trabalho é de €620 biliões

Ler Mais

Absentismo, rotatividade dos colaboradores, baixa produtividade e presenteísmo são consequências da doença mental no local de trabalho

ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO DA DOENÇA MENTAL são um obstáculo à procura de ajuda e ao acesso a cuidados de saúde mental.

Príncipe Williams lançou uma plataforma de apoio à saúde mental para trabalhadores. Perante evidência estatística, o Príncipe considera que o contexto de trabalho “tanto se pode constituir como uma fonte de realização como uma fonte de stress com impacto negativo na saúde mental”.

Ler Mais

O CEO do banco britânico Lloyds, António Horta-Osório, assina um artigo de opinião do “The Guardian” onde defende a importância de quebrar o tabu dos problemas de saúde mental em ambientes laborais de alto stress

Ler Mais

Lord Dennis Stevenson tem desenvolvido trabalho no sentido da sensibilização para a saúde mental no local de trabalho (ver aqui), tendo já participado como orador no Fórum Português de Saúde Mental nas Empresas com a comunicação “Mental illness in the workplace: a reality business leaders have to face”

Ler Mais

A Deloitte concentra-se em proporcionar condições de segurança, saúde e bem-estar aos seus colaboradores. A abordagem envolve a promoção da saúde mental, a melhoria da resiliência dos trabalhadores, a prevenção de fatores de trabalho que conduzem a stress e o apoio através do aumento da literacia em saúde mental para deteção precoce de problemas.

Ler Mais

Rethink Mental Ilness realizou um estudo que revela dados alarmantes sobre as dificuldades que pessoas com um problema de saúde mental encontram no regresso ao trabalho.

Neste sentido, a ENCONTRAR+SE tem contribuído para a:

Sensibilização e promoção de diálogo sobre saúde mental;

Avaliação de riscos psicossociais e rastreio de problemas de saúde mental dos trabalhadores;

Formação dos colaboradores para questões de promoção da saúde mental e estratégias de Intervenção junto de pessoas que apresentem sinais/ sintomas de problemas de saúde mental.

 

ESTE TRABALHO PODE CONSTITUIR-SE COMO UMA OPORTUNIDADE PARA FAZER A DIFERENÇA NA SUA EMPRESA AO POTENCIAR A SAÚDE MENTAL DOS SEUS COLABORADORES!

 

Saiba mais, pergunte-nos como!