Curso “Ouvir o que não é dito”. Primeiros Socorros na saúde mental

CURSO OUVIR O QUE NÃO É DITO. PRIMEIROS SOCORROS NA DOENÇA MENTAL

É hoje um dado consensual que o impacto da doença mental no local de trabalho assume diferentes dimensões, estando associado ao absentismo, à rotatividade dos colaboradores, à baixa produtividade e ao presenteísmo. Por outro lado, o estigma e a discriminação da doença mental levam ao silêncio que permanece em torno desta questão e representam os maiores obstáculos à procura de ajuda e ao processo de recuperação.

Ao longo dos últimos anos diversas agências da União Europeia como a Organização Mundial da Saúde e a European Agency for Safety & Health at Work, alertaram para a necessidade de atender à saúde mental no contexto laboral. Alinhada com as recomendações europeias e nacionais, desde 2017 que a ENCONTRAR+SE promove, junto de instituições públicas e privadas, o Curso “Ouvir o que não é dito. Primeiros Socorros na Doença Mental”. O Curso, com o apoio da Mental Health First Aid e da Time to Change e o patrocínio científico da Escola de Medicina da Universidade do Minho, propõe-se a aumentar a literacia em saúde mental, sensibilizar para o estigma e discriminação destas doenças e desenvolver competências de intervenção precoce.

Leia aqui os prefácios de Poppy Jaman e Jo Loghran ao “Manual do Formando. Ouvir o que não é dito. Primeiros Socorros na Doença Mental”.

EDIÇÕES DO CURSO

Câmara Municipal do Porto

Em junho de 2018, realizou-se a primeira edição do curso “Ouvir o que não é dito. Primeiros Socorros na Doença Mental”, desenvolvido com o apoio de instituições de renome internacional, como a Time to Change e a Mental Health First Aid England. A primeira edição do curso decorreu na Câmara Municipal do Porto, tendo como público-alvo 19 membros do executivo que foram formados para prestar os primeiros socorros na doença mental. Posteriormente, no sentido de abranger os restantes colaboradores com cargos de chefia, foram realizadas mais 6 edições do Curso, nas quais participaram 65 dirigentes.

MDS

Em maio de 2019, a MDS Group promoveu junto de 11 dos seus colaboradores com cargos de chefia, o curso “Ouvir o que não é dito. Primeiros Socorros na Doença Mental”.

Projeto Mind at Work

No âmbito do projeto Mind at Work, foram realizadas 6 edições do Curso dirigidas a colaboradores e dirigentes da Câmara Municipal de Vila Verde, formando 37 participantes na prestação de apoio a pessoas com um problema de saúde mental.