LEVAR A SAÚDE MENTAL ONDE ELA NÃO CHEGA

LEVAR A SAÚDE MENTAL ONDE ELA NÃO CHEGA

As pessoas com um problema de saúde mental e os seus familiares/cuidadores têm vindo a ser continuamente negligenciadas, o que se traduz na escassez de respostas de reabilitação psicossocial necessária à sua inclusão social. De acordo com o Relatório “Diagnóstico Social – PORTO SOLIDÁRIO” (CMP, 2010), um dos problemas/obstáculos no âmbito da saúde é o “número de pessoas que sofrem de doença mental [as quais] tendem a ser vítimas de exclusão e segregação, constituindo um grupo humano de risco”. Segundo o Relatório de Diagnóstico Intervenção comunitária em saúde mental” (CNIS, 2011), a área da reabilitação psicossocial no Porto está praticamente ignorada existindo, apenas, 3 fóruns sócio ocupacionais a apoiar 75 pessoas, o que corresponde a 2,2 vagas/100.000 habitantes.

Com o objetivo de: 1) colmatar a ausência de respostas a este nível e de 2) permitir que pessoas com maior carência económica e/ou sem resposta do Serviço Nacional de Saúde tenham apoio, a ENCONTRAR+SE candidatou-se ao Programa EDP SOLIDÁRIA – INCLUSÃO SOCIAL 2016 – com o projeto “Levar a Saúde Mental Onde Ela Não Chega,” tendo sido um dos projetos vencedores do mesmo.

O projeto destina-se a pessoas adultas (idade > 18anos) com doença mental e/ou em sofrimento psicológico e/ou familiares/cuidadores de pessoas com doença mental.

Depois de uma avaliação inicial, realizada por um dos técnicos da ENCONTRAR+SE, é feito um plano de reabilitação com os objetivos de recuperação da pessoa e que poderá envolver diferente áreas (eg. Psicologia, Serviço social, Terapia ocupacional). Dependendo das necessidades dos beneficiários o apoio poderá ser prestado no Centro de Atendimento Integrado ou no domicílio.

Ao abrigo deste projeto são realizadas parcerias com outras instituições da Área Metropolitana do Porto de forma a permitir que este apoio possa abranger o maior número de beneficiários possível.

Caso pretenda obter mais informações sobre este projeto poderá fazê-lo através dos seguintes contactos: geral@encontrarse.pt (colocando no assunto “Levar a Saúde Mental onde ela não chega” ou do 220 101 417.

Projeto apoiado pelo Programa EDP SOLIDÁRIA – INCLUSÃO SOCIAL 2016

fundacao edp

Apoio