Formações

FORMAÇÕES

MESTRADO EM REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL, ESPECIALIZAÇÃO EM PERTURBAÇÃO MENTAL GRAVE

É hoje um dado consensual que qualquer proposta de intervenção na perturbação mental grave deve ser compreensiva e integradora. Neste sentido, as actuais políticas de saúde mental defendem a implementação de cuidados continuados integrados de saúde mental que permitam responder aos múltiplos desafios com que se deparam todos os que estão afectados directa e indirectamente por esta realidade.

Com os progressos ocorridos nos últimos anos neste campo – tanto no que diz respeito à mudança de paradigma de intervenção, que passou de uma perspectiva médica e paternalista, para uma perspetiva centrada nos princípios de recovery e empowerment; como no que concerne ao contínuo desenvolvimento de intervenções de reabilitação psicossocial – espera-se que os técnicos de saúde mental estejam preparados para adoptar esta nova postura e dominar os modelos que têm mostrado ser e cazes em diferentes áreas de intervenção. No entanto, de acordo com o Relatório da Comissão Nacional de Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental (DGS, 2007), “no conjunto dos serviços públicos de saúde mental, os recursos humanos são escassos, […] e não tiveram, na maioria dos casos, formação suficiente nas técnicas e nos modelos de intervenção mais usados actualmente na prestação de cuidados a nível da comunidade” (p. 125).

Foi neste contexto que, em parceria com a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), em 2007 a ENCONTRAR+SE desenvolveu um Programa de Mestrado em Reabilitação Psicossocial – Especialização em Perturbação Mental Grave – o primeiro desta natureza em Portugal (1a Edição 2007-2010), e cujo corpo docente contou com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros de renome na área da reabilitação psicossocial.

PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL NA PERTURBAÇÃO MENTAL GRAVE

Na sequência do Mestrado em Reabilitação Psicossocial, em parceria com a FEP-UCP, a ENCONTRAR+SE desenvolveu um programa de formação pós-graduada, no qual os temas e os modelos de intervenção centrais para a Reabilitação Psicossocial na Perturbação Mental Grave são abordados por clínicos e investigadores de renome nacional e internacional. A primeira edição decorreu entre Outubro de 2010 e Junho de 2011.

OUTRAS FORMAÇÕES

Sempre que solicitado por outras instituições a ENCONTRAR+SE dá formação nos diferentes modelos terapêuticos que utiliza, nomeadamente, ao nível da Reabilitação Cognitiva e da Cognição Social.

Para saber mais informações sobre estas formações contacte-nos através do geral@encontrarse.pt ou do 220 101 417 ou 935 592 507.